quinta-feira, 27 de maio de 2010

Em uma das noites de insônia, precisamente dia 11/05, passeando pelos canais da TV a cabo, parei na MTV, no programa do Lobão MTV debate, e o assunto era: Rodeio maltrata os animais?
Um debate que teria muitas idéias e pontos de vista a serem expostos, mas o Lobão é um péssimo mediador.

Enfim, não quero discutir a performace do apresentador, mas sim o tema em debate, que me deixou um tanto aborrecida.

Antes quero deixar bem claro que não sou a favor de maltratos ou qualquer coisa do gênero contra animais. AMO animais, tanto que desisti do curso de medicina veterinária por não suportar ver um animal sofrer.

Então o que me trouxe a fazer essa exposição foi as argumentações insolentes de rebeldes sem base nenhuma, ou uma ideologia pobre, para defender temas de forma absolutamente passional, generalizando e exemplificando coisas absurdas. (veja o debate)

Sobre o advogado Carlos, não irei comentar muito o fato, pois quem conhece advogados sabe da capacidade desses profissionais em manipular as palavras para despertar no ouvinte diversas reações. Apesar de o mesmo não ter muito bom desempenho nessa arte.
Diversas declarações absurdas e imbecis, que envergonharia qualquer colega de trabalho.
"Que sociedade a gente busca?...fazer sofrer seres que não são da nossa espécie, porque não tem capacidade de se defender." ( quem disse que eles não podem se defender? quem é indefeso é o ser humano, extremamente frágil que teve que usar suas duas partes desenvolvidas para criar objetos para poder sobreviver)
"Ficar entertido vendo o bicho sofrer"...( Com certeza ele assiste futebol, o verdadeiro pão e circo dos tempos atuais...onde a população esquece dos problemas, gasta seu dinheiro para enriquecer aqueles que já ganham fácil, e ainda tem a praga das torcidas organizadas)
" Depois do rodeio vai para churrascaria comer um cadáver assasinado" ( Eu nunca comi um cadáver e vc? será que ele sabe o que é um cadáver?)
O por ser um ADVOGADO, deveria pensar duas vezes...ou nem prensar...simplesmente não fazer...disse em rede nacional que o Prof° Tenório da UNESP foi comprado para fazer laudos...se eu fosse vc não contrataria este advogado...

Sobre o Leandro Ferro, que se diz ativista e para mim não passa de um rebelde que não se interessou em ser trabalhador, não deve ter se identificado com nenhum curso na universidade...e foi procurar algo pra gasta a energia...
Enquanto tem pessoas que não tem o que comer e o mundo está a beira de um colapso.

Mais uma vez quero frisar que não estou defendendo maltratos, mas sim racionalidade humana.
Já vi reportagens que comprovam verdadeiros maltratos com animais em rodeios, mas acredito que tudo pode ser amenizado com fiscalização, o que ocorre em Barretos.
Outro exemplo é a prática esportiva hipismo...onde tudo é muito bem regulamentado e animais bem tratados, desde de treinamento até competição.
E ainda queriam saber mais que o veterinário, que estuda sobre animais, tem estudos sobre comportamento animal.

Os animais e o homem sempre viveram juntos, em uma troca de favores, um animal não quer dinheiro, quer comida, água, cuidados básicos e um lugar para descançar. Servir, não seria a palavra correta, mas também não existe a exploração.

Sem torna vegetariano restrito é uma opção individual, mas antes de tomar esta decisão faça um breve estudo sobre metabolismo e a importância de aminoácidos e suas fontes.
Mas isso não é o caso, você pode beber coca-cola todos os dias ou comer só alface, isso não vai destruir o mundo.

Na constituição comer carne não é crime e nunca será, se não as leoas seriam presas pela brutalidade com que caçam ou as orcas sofreriam pena de morte pelas emboscadas e por ficarem bricando de "vôlei" com focas antes de serem comidas.
Mas a profunda indignação é de como jovens com tanta vontade de "causar" impacto, se preocupam com coisas que não são problemas em sua essência e podem ser resolvidos facilmente.

Se causar pânico em animais é tão grave, todos que possuem cães muito apegados seriam condenados, pois toda vez que vc sai de casa o bichinho fica em pânico, e alguns pra tomar banho quase morrem.

"O animal está no rodeio contra vontade"....nem todas as vontades podem ser observadas nos animais...se vc tirar foto do seu bichinho, e ele não estiver afim, algum ativista vai ver isso na face do seu bicho ( não sei como) e dizer que vc esta torturando ele com o flash ou barulho ou sei la o que....tudo ideologia...não tem fundo cientifíco, logo não é comprovado não vira uma regra...

Falando em científico, animais que servem para experimento...conheço essa prática e já fiz, e como os demais profissionais posso garantir que o animal não sofre...e acredito que é um prática incontestável...pois existem metodologias super refinadas, que acima de tudo respeitam os animais...e caso ache ruim...monte um movimento " Cobaias humanas as melhores em resultados"...nossa adiantaria muitos trabalhos... e testes in vitro não tem a mesma funcionalidade em 100% dos in vivo...

Há tantos outros animais precisando de ajuda, por exemplo, animais que são escalpelados vivos.
Acredito que explorar o nú artístico como fonte de protesto não resolve o problema.
O tráfico de animais silvestres, esse é um grande problema, animais que são mutilados, sofrem em condições trilhões de vezes piores do que a natureza lhe impõem na seleção natural. E o pior é que muitos são destinados a pessoas que querem ter um bichinho exótico...o bicho pode até depois ter uma vida bem melhor, mas são poucos que tem esse final, e muitos nem são pra essa finalidade.
A pirataria no Amazonas, onde estrangeiros se mistura com os nativos, exploram todo seu conhecimento, e vão embora para obter benefícios desses conhecimentos, que são nossos, da nossa terra.

Nosso planeta esta a beira de um colapso, e o tempo está se esgotando rápido. O Canáda gasta água a rodo para extrair petróleo do betume. Sem falar da água, fora o dinheiro que poderia ser utilizado no desenvolvimento de energias naturais, renováveis. E isso acontece tudo embaixo dos nossos narizes.

Acredito que na África muita gente ia querer ver um boi pulando, e não seria de platéia muito menos com montador...



- Debate : http://mtv.uol.com.br/debate/naintegra/11052010-rodeio-maltrata-os-animais

- Animias escalpelados vivos (cenas fortes) : http://www.peta.org/feat/ChineseFurFarms/index.asp

- Petróleo extraído do betume : http://www.brasilcomex.net/integra.asp?cd=3672

2 comentários:

  1. MEU DEUS!!!!
    QUASE NÃO TERMINO DE LER.
    SE TODA VEZ QUE TÚ TIVER INSONIA, FOR ESCREVER UM TEXTO QUASE SEM FIM...
    IMAGINE QUANDO ESTE BLOG ESTIVER COM UM ANO DE POSTAGENS?
    ESSA DE DIFAMAR OS VEGETARIANOS, DEFEDENDO O CONSUMO DO CHURRASQUINHO E AINDA COMPARAR A BALEIA ORCA JOGANDO AS FOQUINHAS PRA CIMA, PRA DEPOIS ENGOLIR, FOI HILÁRIA.
    HA HA HA

    ResponderExcluir
  2. eu não difamei os vegetarianos...como disse é uma opção de vida...mas o que contestei é o fato de muitos vegetarianos condenarem quem come carne como se fosse um assasinato somente...

    ResponderExcluir